A partir desta sexta-feira, 20 de maio, cantores e bandas poderão fazer com que a música transforme suas vidas. Isso porque a Vivo, em parceria com a banda Jota Quest e o Conexão Vivo, lança o concurso “A Música Transforma”, com o objetivo de estimular, conhecer e divulgar novos talentos musicais brasileiros.

 A iniciativa está alinhada ao tema “O amor nos conecta. A conexão transforma”, que norteará toda a comunicação da Vivo em 2011. A mensagem traduz a atuação da empresa, que acredita que por meio da conexão é possível transformar a realidade para melhor, seja ela social, econômica, pessoal.

 “Antes da internet, por exemplo, para que um músico ou banda se tornasse conhecido era preciso muito mais do que talento e trabalho duro. Com a internet, esses artistas podem disseminar suas obras musicais para o mundo todo, deixando que o próprio público decida quais farão sucesso ou não”, comenta Cristina Duclos, Diretora de Imagem e Comunicação da companhia.

 Para divulgar o concurso e estimular a participação de músicos de todo o país, a Vivo e a agência Africa produziram um videoclipe colaborativo, em que o Jota Quest toca o novo hit “É preciso (a próxima parada)” com mais sete artistas espalhados pelo Brasil  e que fazem parte do programa Conexão Vivo. São eles, Gaby Amarantos (PA), Mestre Vieira (PA), Ilê Aiyê (BA), BaianaSystem (BA), Marina Machado (MG), Pedro Morais (MG) e Pereira da Viola.

 O filme foi fruto de uma superprodução: foram quase 20 mil km percorridos, cerca de 500 horas de filmagem e mais de 100 horas de estúdio, no Brasil e em Nova York, para montar o primeiro videoclipe colaborativo feito até hoje no Brasil.

 O clipe pode ser visto na página da Vivo no Facebook e no canal da empresa no YouTube (www.youtube.com/vivo) a partir de sexta-feira, 20 de maio. Também, foram filmados minidocumentários nos quais os artistas falam sobre seu amor pela música e como ela os conecta ao mundo. “Por meio da tecnologia conseguimos utilizar a paixão desses músicos para conectar artistas de lugares e estilos completamente diferentes. Agora, com o concurso, esse projeto também pode transformar a vida de pessoas, amadoras ou profissionais, que possuem o talento para fazer música” explica Eco Moliterno, Diretor de Criação da Africa.

 As bandas e cantores interessados em participar do concurso deverão cadastrar-se entre 20 de maio e 07 de junho de 2011 na Fanpage da Vivo (www.facebook.com/vivo) informando nome e endereço completos, RG, CPF, telefone e e-mail. Em seguida, deverão enviar, na mesma página, até duas músicas de própria autoria.

 As músicas enviadas serão analisadas por uma Comissão Julgadora formada pela equipe de curadoria do Conexão Vivo e pelos integrantes da banda Jota Quest, os quais selecionarão 25 finalistas que terão seus trabalhos submetidos ao voto popular a partir de 15 de junho no próprio Facebook. A divulgação do vencedor do concurso será realizada dia 05 de julho.